Resenha: Amiga perfeita, da Regilane Spinosa

Olá, galera!
Venho trazer mais uma novidade quanto as leituras. Finalizando o mês de Outubro, temos em conhecimento da festa do Halloween. Para que curte o clima de mistério e suspense, fica a dica de leitura.


Título: Amiga perfeita
Autora: Regilane Spinosa
Páginas: 206

"Os demônios têm um sorriso doce e cativante, pena que seus beijos destilam o mais perigoso dos venenos. Só enxergamos sua verdadeira face quando já é tarde demais!"

Resenha:

Uma retomada de questões clássicas com um mistério gostosinho de resolver.
Aleksander é um jovem que, ao ficar órfão, deixa o Ceará para morar com o tio, Marcus, na grande São Paulo.
Em meio a culpa por sequer ter se dado ao trabalho de um dia visitar a família, Marcus resolve acolher Aleksander mesmo sem tê-lo visto, tendo como enorme surpresa o primeiro encontro, conhecendo um rapaz totalmente diferente do que imaginava.
O convívio é ameaçado fortemente por Irene, esposa de Marcus, a qual em momento algum aceita que um "nordestino pobre" possa ser parte da família.
Não demora e o preconceito se observa enraizado em algumas atitudes de outros personagens. Na escola, Aleksander começa a ser vítima de bullying, por mais que não apresente o estilo comumente imaginado de vítima. Ele é calado, contudo bastante desinibido e grande conquistador.
Em meio a um ataque violento de chutes e pontapés, o rapaz é defendido por Clayton, outra vítima das agressões físicas e morais do trio que causa terror na escola, devido ao seu corpo acima do peso. O próprio também não tem uma vida muito produtiva em casa, com pai trabalhando sempre, madrasta que não liga nenhum pouco para ele, mãe falecida e uma irmã que ficou bastante perturbada após presenciar o suicídio da antiga babá, o que piora ainda mais sua situação.
Não demora para que Aleksander e Clayton virem os únicos amigos um do outro.
Quando Marcus dá-lhe notebook de presente, Aleksander se vê facilmente conectado ao mundo virtual.
Dentre as novas amizades online, ele recebe solicitação de um perfil feminino sem foto. Todas suas tentativas de conversa são frustradas pela visão ríspida da jovem quanto a vida e as pessoas. Quando praticamente desiste, a garota o procura se mostrando a amiga perfeita.
Entre mensagens, Aleksander se abre quanto aos terrores do seu dia a dia, as insistentes ofensas e explorações por parte de Irene e provocações pelos valentões do colégio.
Uma onda de assassinatos toma conta dos arredores, aterrorizando parte da população com tamanha brutalidade com a qual são executados. Curiosamente, todas as vítimas tiveram algo em comum: Aleksander.
Um livro bem escrito, de leitura bem rápida e envolvente, trabalhando temas pesados como o tráfico de pessoas, pedofilia, abandono de incapaz e o perigo da internet.
Com capítulos curtos e mostrando como histórias de outros personagens se entrelaçam de Aleksander, é possível começar a se montar quebra-cabeças, pensando em quem possa ser o assassino e qual motivo levou a todos os assassinatos, além de ter uma surpresinha bem interessante ao fim, que pode ou não ser descoberta pelo leitor.
Pode-se também encontrar referências a outros tipos de leituras e filmes de mistério e suspense, tais quais não serão citados para evitar qualquer entrega parte significativa da história, no entanto o leitor faz identificações tal qual capta a mensagem passada.
Considerado talvez um "livro de um dia", pois numa sentada já inicia e termina, além de fazer algumas analogias bem bacanas com casos reais de assassinatos que ocorreram, como a história das "Alices", é um típico mistério não tão inimaginável, porém pode confundir o leitor com seus desdobramentos.

Nota (4,5): 🌟🌟🌟🌟

Para quem tiver interesse, o livro pode ser adquirido pelo site da editora Alternativa Books.

Comentários