Death Note: Filme vs Anime


Hoje entraremos numa área polêmica. Há muita discordância ao redor do filme comparado ao anime, diferentes opiniões e muita discussão. Hoje iremos comparar o anime e o filme para ver se a Netflix fez o dever de casa propriamente.

Eu sou completamente apaixonada por esse anime. A ideia e a execução foram simplesmente geniais e perfeitas.

O enredo é fantástico, os personagens são fascinantes e as músicas dão o tom perfeito à cada cena.

É uma história que até mesmo quem não gosta de animes acaba gostando, justamente pelo fato de ser tão original e criativo.
Eu adoro o Light, ver a evolução dele de adolescente perfeito para sociopata manipulador é muito interessante.

A história também trás questionamentos sobre a humanidade e sobre como os humanos pensam e se comportam. O que você faria se tivesse um caderno desses? Apoiaria Kira em seu julgamento ou o condenaria como Assassino? Difícil responder... Fato é, está é uma obra prima japonesa que merece toda a fama que tem.
As duas temporadas são fantásticas e é até difícil escolher a minha favorita. Gosto tanto que já assisti mais de 3 vezes o anime completo. Aliás, ele está disponível na Netflix dublado e legendado mas, caso você não tenha conta na Netflix, ele pode ser facilmente encontrado na Internet já que é uma obra antiga e bem conhecida.
Se nunca assistiu, dê uma chance, você não vai se decepcionar.


História
Death Note é um anime/mangá que conta a história de Light Yagami um adolescente prodígio japonês, um dos melhores alunos do país, que estava entediado e viu o momento exato em que um caderno caiu do céu. Ele pegou o caderno e viu que se tratava de um Death Note. Dentro do mesmo haviam regras escritas nas capas, por exemplo:
"1-O humano cujo nome for escrito neste caderno morrerá;
2-A escrita do nome não terá efeito se o escritor não tiver em mente o rosto da vítima. Assim como, pessoas que compartilham o mesmo nome não serão afetadas."
Sabendo disso, Light decide que quer purificar a humanidade pois, na visão dele, o mundo é podre e repugnante por causa de algumas pessoas que o fazem assim e essas pessoas mereciam morrer por isso, para que as outras possam viver felizes e em harmonia.
Ele começa sua série de assassinatos e manipula todos a sua volta, incluindo a polícia. Ele é extremamente inteligente, frio, calculista e focado em seus objetivos. Também é competitivo e sociopata.
Com seus atos chamando atenção, o mundo voltou seus olhos para o então denominado Kira. Kira seria uma força maior que punia os criminosos, o nome foi dado pela própria população japonesa a fim de enaltecer Light (mas ninguém sabe que é ele, por isso deram o nome de Kira).
L é considerado o maior detetive do mundo e ele decide encontrar Kira a todo custo. Seu objetivo é pegá-lo e fazê-lo pagar por seus crimes. L é inteligente, um tanto frio e extremamente controlado. Ele é minucioso e se atenta a cada detalhe a fim de completar sua investigação. Ele é o primeiro a suspeitar de Light e ambos começam um brincadeira de gato e rato pra ver quem ganha.

No meio desse rolo todo aparece Misa Misa, uma modelo e atriz que possui um Death note e é apaixonada por Kira. Ela acredita piamente nas ações do mesmo e deseja segui-lo e ajudá-lo no que for preciso. Ela encontra Light e passa a segui-lo por todos os lados, ela também desenvolve um amor doentio por ele e acaba cometendo crimes para ajudá-lo.
E também temos os Shinigamis, deuses da morte, donos dos cadernos. Eles são responsáveis por tirar as vidas dos humanos e tomar os anos que ainda lhes restavam.

Filme
Primeiramente, gostaria de deixar bem claro que entendo e muito bem o significado de 'adaptação' e tenho plena consciência de que nunca ficará igual, até porque, o anime tem duas temporadas enquanto o filme tem pouco mais de uma hora e meia pra resumir tudo aquilo. Dito isso, já sabia que seria diferente porém, não imaginava que seria tão diferente assim.
A história foi completamente mudada, Light passou de gênio, imponente e manipulador à burro, infantil e sem noção. Misa foi substituída por Mia, uma garota chata que me fez torcer pra que ela sumisse dali. L foi bem interpretado até metade do filme, da metade pro final ele se transformou de um jeito absurdo e não foi no bom sentido.
Death note tem uma história incrível, original, interessante e cativante. Ele te atiça a assistir tudo para saber quem vencerá no final, L ou Light, Near ou Light. O filme não tem isso, não tem aquele teor de suspense gostoso de assistir, não tem personagens cativantes e pior, usaram os nomes de personagens aclamados e os transformaram em completos paspalhos sem motivação ou sentido.
Ouvi muitos dizendo que seria um bom filme para aqueles que não assistiram ao anime e discordo totalmente disso. Não acho que seja um bom filme pra ninguém. As atuações, de forma geral, são extremamente ruins, o protagonista é péssimo e o ator pior ainda, a história tem tantos cortes que fica difícil de assimilar até mesmo as regras do caderno (aliás, várias delas foram cortadas e substituídas por outras inventadas pelos roteiristas do filme, regras essas que não existem no caderno original). 
No anime, leva anos para que a história se desenvolva, no início Light é um adolescente prodígio e ao final do anime ele já está formado na faculdade e trabalha na polícia japonesa à anos. No filme, tudo parece levar menos de 3 meses, a história é corrida, passam por cima de detalhes importantes e extremamente relevantes a fim de evidenciar coisas estúpidas e inúteis. 
Os efeitos especiais são toscos, Ryuk (o shinigami) é a parte chave da história, juntamente do caderno, e foi totalmente excluído do roteiro. Ele mal aparece e quando o faz, está no escuro (falta de orçamento?). Conseguiram um ator fantástico para o papel mas não fizeram bom uso. Os efeitos e as atuações são tão ruins que por vezes o filme pareceu mais uma paródia de péssimo gosto do que uma verdadeira adaptação da história original.
Acho, sinceramente, que seria melhor se tivessem lançado como filme independente. A partir do momento em que se usa o nome "Death note" no título, uma grande carga de responsabilidade e expectativa é jogada nos ombros dos produtores.
Eu acho que seria um bom filme se não estivesse diretamente relacionado ao nome 'Death Note'? Não, de forma alguma acho que seja um bom filme, nem mesmo mediano. Mas seria mais perdoável se fosse fora da franquia. Poderiam ter criado personagens, mudado totalmente a história, seria melhor do que usar os originais e transformá-los ao ponto do ridículo.
Os fãs criaram uma expectativa enorme e, me desculpe mas, fazer um filme baseado num anime e dizer que não é para os fãs é no mínimo estúpido. Não gostei e não recomendo, recomendo sim que assista ao anime, dai assista ao filme e veja por si mesmo do que estou falando.

Essas são as minhas considerações em ambos, comente o que achou do anime e do filme, adoraria saber ;)

Comentários

  1. Oieee
    Nossa pela sua resenha estragaram a história quando virou filme.
    Eu detesto quando isso acontece.
    Vou procurar pelo anime no Netflix.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não conheço esse anime, mas eu sei muito bem como eles podem fazer um filme do seu anime preferido em um lixo. Aconteceu isso com dragon ball, fizeram um filme e o filme não chegar perto do anime.

    ResponderExcluir
  3. Aí eu não sabia que ele é um Anime nossa achei qUE era só o filme.
    Amei estou louca pra assistir esse filme

    ResponderExcluir
  4. Pelo o que li, estragaram tudo! Eu ainda não vi ambos! Mas agora pretenso ver.

    ResponderExcluir
  5. Esse anime realmente perfeito. Quando assiti o primeiro episódio, simplesmente não consegui parar haha
    Entendo que o filme é uma adaptação, maaaaaas, não consegui gostar dele em nenhum dos aspectos.
    Não me desceu as mudanças feitas.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oie, eu não gosto de animes, mas essa história me interessou, ainda bem que tem o filme, quem sabe eu não dou uma assistida? Rs
    Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário